O que é?

A Prova de Título em Fisioterapia e Gerontologia procura reconhecer e titular aqueles profissionais que possuem as competências necessárias à prática tecnicamente competente e eticamente responsável da especialidade no Brasil. A prova de título é um certame realizado periodicamente pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) em parceria com as Associações Representativas das Especialidades da Fisioterapia, para concessão dos títulos de especialistas profissionais aos Fisioterapeutas.

Em se tratando da Especialidade em Fisioterapia em Gerontologia à Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE) competente o preparo do barema, a elaboração das questões, a correção da prova e a análise dos títulos encaminhados pelos candidatos, além da emissão final do título de especialista profissional ao final do certame.

 

 

Como Obter?

Apenas pode se intitular Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia em Gerontologia aquele Fisioterapeuta que possui o título de especialista profissional em Fisioterapia em Gerontologia concedido pela ABRAFIGE e reconhecido pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, atendendo ao previsto na resolução COFFITO n° 377/2010. A utilização e divulgação do título de Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia em Gerontologia por profissionais não especialistas configura-se infração ética de acordo com o artigo n° 30 do código de ética e deontologia da Fisioterapia (Resolução COFFITO Nº 424/2013).

Os certames ocorrem bianualmente. Fique atento à próxima prova!

Perguntas Frequentes

Não. Quem realizou uma pós-graduação em Fisioterapia em Gerontologia pode se apresentar como “Pós-graduado em Fisioterapia em Gerontologia”. O título de “Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia em Gerontologia” é exclusivo para os profissionais que possuem o título de especialista profissional em Fisioterapia em Gerontologia concedido pela ABRAFIGE através da prova de título.

Não. Somente são “Fisioterapeutas Especialistas em Fisioterapia em Gerontologia” os profissionais que possuem o título de especialista profissional em Fisioterapia em Gerontologia concedido pela ABRAFIGE através da prova de título.

Os especialistas titulados possuem um lugar de destaque no mercado de trabalho, pois a titulação é uma chancela da qualidade técnica do profissional. Esta maior valorização também se reflete diretamente nos honorários, uma vez que o especialista deve cobrar 20% a mais que o Fisioterapeuta generalista de acordo com a resolução COFFITO n° 482/2017.

Certame

Os certames ocorrem bianualmente.

Fique atento à próxima prova!